Instrução passa a valer a partir desta quarta-feira (21/10) e prevê alternação de funcionários entre o trabalho presencial e remoto

A partir de agora, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) passa a funcionar com até 70% dos servidores presencialmente. A instrução foi publicada pela própria autarquia na edição desta quarta-feira (21/10) do Diário Oficial do DF.

O Detran garante que já implementou todas as medidas de segurança recomendadas pelas autoridades sanitárias, além de que o trabalho presencial já vem sendo retomado, gradualmente, desde junho. Dessa forma, a organização do trabalho e revezamento dos servidores ficam a cargo das chefias imediatas e diretorias do órgão, ressaltando que a medida vale somente para as unidades administrativa internas.

De acordo com o texto, somente os setores que possuírem quantitativo de pessoas em grupo de risco para a Covid-19 superior a 30% estão dispensados de cumprir a norma. Se encaixam nesse perfil pessoas com sessenta anos ou mais, que tenham comorbidades, gestantes e lactantes e, por fim, que estejam ou que cuidem de outras pessoas com suspeita ou confirmação para Covid-19.

Servidores que estavam em viagem internacional ou que tiveram diagnóstico confirmado para o novo coronavírus ficarão afastadas por 14 dias do trabalho presencial.

Ainda, as reuniões de equipe do órgão continuam sendo realizadas de maneira virtual. Os servidores que não possuem os equipamentos e estrutura necessárias para o teletrabalho, podem retornar ao trabalho presencial, desde que não se enquadrem nos grupos de pessoas citados acima.